quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Banco de Leite convoca doadoras em caráter de urgência


Devido à baixa quantidade no estoque do banco de leite, o Hospital Dom Malan através do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno -Biama convoca doadoras para contribuir com o excedente de leite produzido ao banco de leite do hospital. As nutrizes devem procurar o Biama para realizar um cadastro e ainda receber toda a orientação sobre o processo de coleta e armazenagem.
Por ser referencia em gestações de risco o hospital possui um grande numero de recém nascidos prematuros o que eleva o consumo do leite, e as doadoras são imprescindíveis para a manutenção do estoque. Atualmente o Biama conta apenas com 6 doadoras, o que é insuficiente, de acordo com Maria das Dores Silva, enfermeira responsável pelo Biama, são necessárias no mínimo 12 doadoras.
“A rotatividade das doadoras é muito alta, já que a medida que a produção cai as doadoras vão deixando o banco de leite, o que é doado representa apenas 10% do leite produzido, por esse motivo que permanentemente fazemos a campanha para convocar doadoras, já que nossa demanda interna não pára. E principalmente nessas épocas de festas como carnaval e férias nosso numero de doadoras fica bastante comprometido”, destaca Maria das Dores.
As doadoras realizam um cadastro e recebem toda a orientação para coleta e armazenagem do leite, o hospital cede os vidros esterilizados para a armazenagem se encarregando ainda de fazer a coleta da produção na residência das doadoras.
O Biama realiza atualmente cerca de 30 atendimentos diários, oferecendo gratuitamente orientações às nutrizes sobre a importância e os benefícios da amamentação, atendendo não só as pacientes do Hospital Dom Malan, mas também de todas as maternidades públicas e privadas da região. As interessadas em doar podem entrar em contato com o Biama que fica na Av. Joaquim Nabuco, S/N , centro, Petrolina, ou pelo telefone 87 3866-4667.

Um comentário:

  1. Olá, sou aluna do 8º período do curso de Nutrição da Faculdade do Vale do Ipojuca em Caruaru - PE, e estou elaborando o meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Banco de Leite Humano do Hospital Jesus Nazareno aqui em Caruaru, e procurando informações no site da Rede Brasileira de de BLH, ( http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home ) pode-se perceber que não há informações quanto aos parâmetros de Doadoras e Receptores de seu Banco de Leite,no ano de 2009. Por este fato, gostaria de saber a possibilidade de ter essas informações afim de compararmos os resultados com o nosso BLH, uma vez que temos aproximadamente a mesma quantidade da população:

    Caruaru: 298.521 (IBGE)
    Petrolina: 281.825 (IBGE)


    Na certeza de contar com vosso apoio e entendimento, me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos.

    PS: Posso encaminhar pra vocês o meu Projeto de pesquisa bem como o parecer do cometê de Ética em Pesquisa da Favip!!


    Att,

    --
    Elaine Saborido
    E-mail: elainesaborido@gmail.com / elaine_saburido@hotmail.com

    ResponderExcluir