sexta-feira, 12 de março de 2010

Estado passa a gerir os hospitais de Trauma e Dom Malan em Petrolina



Os hospitais Dom Malan e o de Traumas, ambos localizados em Petrolina, Sertão de Pernambuco, passarão a ser geridos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O comunicado foi feito oficialmente pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, na manhã de hoje, durante a nona Oficina de Regionalização para Construção de Consensos, promovida pela SES, realizada no Petrolina Palace Hotel.

“Fomos pegos de surpresa, mas vamos enfrentar este desafio. O prefeito informou a decisão dele de devolver o Hospital Dom Malan e de transferir a gestão do Hospital de Traumas ao estado. Ele explicou as razões existentes para isso, até porque as duas unidades estão funcionando parcialmente, com muita dificuldade. São hospitais que estão prestando um mau serviço à população, que já sofre há meses e não pode continuar a ser penalizada. O repasse da gestão de um hospital para o estado é um fato inusitado. Normalmente, o que acontece é o oposto, a municipalização das unidades de saúde. Mesmo assim, a SES respeita a decisão da Prefeitura de Petrolina e passará a administrar as duas unidades”, afirmou João Lyra Neto.

A data para o repasse da gestão do município para o estado já está marcada. Será no dia 01 de junho. Até lá, os dois hospitais continuam sob responsabilidade da Prefeitura de Petrolina. “Existem procedimentos burocráticos que precisam ser feitos. O município de Petrolina possui gestão plena do SUS e recebe de forma direta os recursos do Ministério da Saúde. Por isso, é preciso que haja o remanejamento do financiamento dos dois hospitais para o Estado”, explicou o vice-governador e secretário estadual de Saúde, João Lyra Neto. Durante o período em que as unidades continuam sob gestão municipal, a SES fará um diagnóstico da situação dos hospitais. “Vamos levantar informações sobre recursos humanos disponíveis e avaliaremos a necessidade de novos investimentos”, disse.

De acordo com o secretário, os dois hospitais fazem parte da rede integrada interesestadual do Ministério da Saúde, que deve aprovar a transferência da administração das unidades para o estado. Por isso uma audiência será marcada com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Hospital Dom Malan teve sua gestão municipalizada na década de 1990. A unidade possui, segundo o DATASUS, capacidade para 142 leitos, distribuídos entre as especialidades de neonatologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia, clínica geral e UTI. Já o Hospital de Traumas, inaugurado em 2006, dispõe das especialidades de traumatologia, clínica geral e cirurgia geral com 114 leitos de internação. Os dados também foram obtidos pelo DATASUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário