segunda-feira, 15 de março de 2010

HDM recebe ação solidária do Projeto “Mãos que Ajudam”



O Hospital Dom Malan recebe durante toda esta semana uma ação solidária do projeto “Mão que Ajudam” da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que realizam uma ação solidária para reforma e costura de roupas no hospital.
Com uma equipe de oito voluntárias o grupo se revesará durante toda a semana para entregar o maior numero de peças reparadas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realiza o trabalho social junto ao HDM há três anos e de acordo com as voluntárias o intuito do mutirão que é realizado pela igreja em todo país serve para ajudar os necessitados e melhorar a comunidade através da doação de tempo e talento para abençoar os necessitados.
Para a diretoria administrativa do HDM as ações sociais são sempre bem vindas na unidade. “Acreditamos na transformação social e no poder que a sociedade tem para lutar e conquistar melhorias para aqueles que mais precisam”, destacou Rita Costa, diretora administrativa do HDM.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Estado passa a gerir os hospitais de Trauma e Dom Malan em Petrolina



Os hospitais Dom Malan e o de Traumas, ambos localizados em Petrolina, Sertão de Pernambuco, passarão a ser geridos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O comunicado foi feito oficialmente pelo prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, na manhã de hoje, durante a nona Oficina de Regionalização para Construção de Consensos, promovida pela SES, realizada no Petrolina Palace Hotel.

“Fomos pegos de surpresa, mas vamos enfrentar este desafio. O prefeito informou a decisão dele de devolver o Hospital Dom Malan e de transferir a gestão do Hospital de Traumas ao estado. Ele explicou as razões existentes para isso, até porque as duas unidades estão funcionando parcialmente, com muita dificuldade. São hospitais que estão prestando um mau serviço à população, que já sofre há meses e não pode continuar a ser penalizada. O repasse da gestão de um hospital para o estado é um fato inusitado. Normalmente, o que acontece é o oposto, a municipalização das unidades de saúde. Mesmo assim, a SES respeita a decisão da Prefeitura de Petrolina e passará a administrar as duas unidades”, afirmou João Lyra Neto.

A data para o repasse da gestão do município para o estado já está marcada. Será no dia 01 de junho. Até lá, os dois hospitais continuam sob responsabilidade da Prefeitura de Petrolina. “Existem procedimentos burocráticos que precisam ser feitos. O município de Petrolina possui gestão plena do SUS e recebe de forma direta os recursos do Ministério da Saúde. Por isso, é preciso que haja o remanejamento do financiamento dos dois hospitais para o Estado”, explicou o vice-governador e secretário estadual de Saúde, João Lyra Neto. Durante o período em que as unidades continuam sob gestão municipal, a SES fará um diagnóstico da situação dos hospitais. “Vamos levantar informações sobre recursos humanos disponíveis e avaliaremos a necessidade de novos investimentos”, disse.

De acordo com o secretário, os dois hospitais fazem parte da rede integrada interesestadual do Ministério da Saúde, que deve aprovar a transferência da administração das unidades para o estado. Por isso uma audiência será marcada com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Hospital Dom Malan teve sua gestão municipalizada na década de 1990. A unidade possui, segundo o DATASUS, capacidade para 142 leitos, distribuídos entre as especialidades de neonatologia, pediatria, obstetrícia, ginecologia, clínica geral e UTI. Já o Hospital de Traumas, inaugurado em 2006, dispõe das especialidades de traumatologia, clínica geral e cirurgia geral com 114 leitos de internação. Os dados também foram obtidos pelo DATASUS.

terça-feira, 9 de março de 2010

Ações de Informação e Prevenção marcaram o Dia Internacional da Mulher no HDM



O Dia Internacional da Mulher foi bastante comemorado no Hospital Dom Malan, participando de uma ação social na praça Dom Malan em Petrolina e praça da Misericórdia em Juazeiro, as mulheres de todo o Vale do São Francisco poderem tirar dúvidas, aferir a pressão sanguínea e ainda receber orientações de profissionais sobre nutrição, amamentação e doação de leite e cuidados com a criança.
Os cuidados para combater a hipertensão arterial foi o principal alvo da ação, profissionais de enfermagem e técnicos aferiam a pressão das mulheres que circulavam nas duas cidades e puderam constatar que se faz necessário um maior cuidado com os hábitos alimentares, principalmente a ingestão de sal por parte das mulheres. Ao total foram atendidas 175 mulheres.
Na ocasião também foram fornecidas informações sobre o banco de Incentivo e apoio ao aleitamento materno-Biama e coletados recipientes de vidro com tampa plástica (tipo café solúvel e maionese) que servem para a coleta e armazenagem do leite humano utilizado pelo banco de leite.
Já dentro da unidade hospitalar o serviço social distribuiu kits de informação e prevenção contendo preservativos e folders sobre DST e a violência sexual contra as mulheres. As assistentes sociais passaram em todas as alas do hospital mobilizando as pacientes e funcionarias com palestras sobre a valorização, a importância da mulher, e a luta por seus direitos. Ao todo foram distribuídos 150 kits às pacientes e funcionárias.