sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Equipe Multidisciplinar auxilia mães acompanhantes no HDM
Que as crianças prematuras nascidas no Hospital Dom Malan inspiram cuidados redobrados todo mundo sabe, o que ninguém sabe é que as mães ficam fragilizadas e elas também precisam de atenção. Por esse motivo o Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno- Biama, promove semanalmente o Encontro de Mães Acompanhantes- EMA, para fortalecer o vínculo entre o bebê prematuro (entre 500gramas e 2kilos) e sua mãe neste momento especial.
O trabalho realizado orienta as mães que em sua maioria são inexperientes, oferecendo o aporte emocional, já que elas ficam meses internadas no hospital à espera da recuperação dos seus filhos. “O trabalho busca minimizar a ansiedade e fortalece o vinculo entre a mãe e filho no momento tão delicado quanto o nascimento de um prematuro. Toda mãe espera um bebê grande forte e sadio, e o bebê prematuro é exatamente o contrário, a mãe também fica fragilizada e muitas vezes se sente impotente diante da situação. Assim buscamos amparar essa mãe, mostrando a importância do contato na recuperação do bebê”, explica a psicóloga Janaina Matias.
O encontro é orientado por uma equipe multidiscipinar formada por psicóloga, médica pediatra e enfermeira. Para Drª Flávia Helena, pediatra e coordenadora do Biama, a troca de experiências de forma orientada é bastante positiva porque informa as mães sobre o método canguru e as prepara para os cuidados especiais com o bebê prematuro. “As mães acompanhantes expõem seus medos e suas angustias e em grupo procuramos dar o apoio necessário a este momento tão delicado, temos a sessão do abraço que é uma demonstração da troca de carinho e atenção entre a equipe e as pacientes, esse trabalho vem sendo muito valioso para todos”, destaca.
As reuniões acontece às quintas-feiras, sempre as 10h da manhã no BIAMA e os temas são levantados conforme a necessidade das pacientes. Hoje a média de participação é de 10 mães acompanhantes por encontro
____________________________________________________________________________________
Assessoria de Comunicação
Hospital Dom Malan
Jucianna KellyTerto
DRT/PB:2354
Fone:87 8821-4686 / 3866-4617
kellterto@hotmail.com
.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Novo equipamento de Ultrassom chega ao HDM
As ultrassonografias Doppler são feitas em grande quantidade por todos os setores do HDM, especialmente pela Clinica de Alto Risco (onde ficam internadas pacientes grávidas de risco) e sala de parto para a verificação da articulação sanguínea do feto, em mães com problemas de hipertensão.
“O equipamento está instalado e os médicos já passaram pelo treinamento para manuseá-lo. Para nós que buscamos e acreditamos em SAÚDE Pública de qualidade, com credibilidade e transparência de gestão, Petrolina e a região do Vale do São Francisco estão de parabéns”, ressaltou Célia Liberato, Diretora Administrativa do HDM / FEMSAÚDE. Ela destaca ainda com gratidão os parceiros hospitalares que prestigiaram a unidade durante o período que o hospital ficou sem equipamento.
O aparelho de ultrassonografia foi adquirido através de um convênio do Governo Estadual, projeto " Mãe Coruja" (Portaria de nº 569 de 01/06/07 do M.S.), que objetiva ações para a promoção da redução da morbimortalidade infantil no Estado, bem como garantir a atenção integral às gestantes usuárias do SUS.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
HDM vai ganhar novos equipamentos para UTI
O Hospital Dom Malan vai receber 18 novos equipamentos para a sua UTI Neonatal. A aquisição faz parte das ações do Pacto para acelerar a Redução das Desigualdades no Nordeste e Amazônia Legal do Ministério da Saúde. Os equipamentos vão contemplar quatro leitos de UTI da unidade. Para a diretora administrativa do hospital destaca esta aquisição como forma de melhorar e ampliar os serviços na unidade.
“O ano de 2010 começa com um grande presente para o Hospital Dom Malan, esperamos que estes equipamentos cheguem ao nosso hospital para que possamos prestar um serviço ainda melhor para a nossa comunidade”, destacou a diretora administrativa Célia Liberato.
Os equipamentos chegam ao HDM através da Secretaria Executiva de Atenção a Saúde do Governo do Estado de Pernambuco os equipamentos são: 3monitores de sinais vitais, carro de emergência, ventilador pulmonar, aspirador cirúrgico, aparelho de fototeparia, ECG portátil, entre outros.
O Hospital Dom Malan realiza em média 600 partos por mês e cerca de 3 mil atendimentos pediátricos, sendo a única UTI neonatal de toda a região do Vale do São Francisco.